Investigadores conseguem medir pressão arterial através de vídeo selfie
Um duo de cientistas da Universidade de Toronto e da China desenvolveu um tecnologia capaz de monitorizar alguns sinais vitais através da análise de um vídeo. A TOI (de transdermal optical imaging) funciona bem para alguns tons de pele e serão feitos estudos para estender o alcance.
Kang Lee e Paul Zheng desenvolveram a TOI para medir dados como a pressão arterial através da análise de um clipe de vídeo de apenas 30 segundos. Os sensores óticos das câmaras de smartphones conseguem captar a luz vermelha refletida na hemoglobina do sangue e a tecnologia tira partido do facto de a pele do rosto ser translúcida, conseguindo entaõ ver e medir mudanças no fluxo sanguíneo.
O trabalho de campo dos investigadores consistiu na análise de 1328 vídeos de dois minutos de adultos, captados com uma câmara de iPhone. Os resultados mostram que a TOI foi capaz de identificar corretamente três tipos de pressão arterial com uma taxa de acerto de 95%.
Este trabalho já deu origem a uma app, a Anura, desenvolvida por uma startup fundada por Kang Lee, a Nuralogix. Esta aplicação analisa o batimento cardíaco em repouso e o nível de stress com recurso a apenas um vídeo de 30 segundos, explica o Engadget.
Os investigadores carregam os resultados das análises para a cloud, mas não os vídeos dos utilizadores da aplicação, de forma a manter a privacidade e a confidencialidade.
O objetivo dos cientistas é expandir o estudo, de forma a incluir mais etnias e diferentes tons de pele, uma vez que a maioria dos vídeos analisados mostrava pessoas europeias ou asiáticas. Agora, Lee e Zheng pretendem analisar rostos africanos e latinos para melhorar a capacidade da TOI e até a taxa de acerto.
Relacionados
-
Micróbios criados por astronautas abrem caminho à mineração espacial
A Estação Espacial Internacional arrancou com o Biorock, uma iniciativa para fazer crescer bactérias especializadas que ajudam a extrair metais a partir de rochas. O objetivo é perceber como estes corpos podem ajudar depois na mineração espacial
-
Especialistas da IBM alertam para aumento de ataques informáticos destrutivos
Os X-Force Incident Response and Intelligent Services da IBM divulgaram um estudo no qual identificam um crescimento, nos últimos seis meses, de ataques de ransomware com consequências mais destrutivas
-
Queda de sonda israelita "contaminou" a Lua com seres vivos microscópicos
Chamam-se tardígrados e são seres microscópicos conhecidos por aguentarem condições extremas. Embora em estado de dormência, ficaram espalhados no solo lunar quando a sonda que os continha se despenhou
-
Investigadores portugueses ajudam a criar técnica para obter dados de exoplanetas
Investigadores do Instituto de Astrofísica ajudaram a desenvolver uma técnica que projeta estrelas artificiais na alta atmosfera para aumentar a precisão de dados relacionados com exoplanetas
-
Xiaomi planeia smartphone com câmara com 108 megapixéis
A Xiaomi anuncia que vai usar o sensor de 64 megapixéis num telefone Redmi num futuro próximo e que já tem planos para lançar um modelo com um sensor Samsung de 108 megapixéis.
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários