exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores criam calções que facilitam a caminhada e a corrida

Universidade de Harvard

O sistema pesa cerca de cinco quilos e meio e tem um motor com ligações por cabos às coxas, que dá força aos músculos. A mesma equipa está já a desenvolver um modelo 40% mais leve

  • 333

Francisco JM Garcia

Um grupo de investigadores da universidade de Harvard desenvolveu uns calções especiais que fazem os utilizadores sentirem-se mais leves enquanto andam ou correm. Esta peça de indumentária desportiva promete revolucionar as caminhadas mais longas de pessoas que gostem de fazer trilhos, de militares e de trabalhadores de serviços de emergência.

O projeto foi divulgado na publicação Science e destacou-se dos anteriores modelos por poder ser aplicado em modo de caminhada e de corrida. De acordo com a Engadget, o motor localiza-se na parte inferior dos calções e liga-se às coxas através de uma série de cabos, que, com a força do motor, auxiliam os glúteos e dar força aos músculos das pernas. Ao todo, o sistema pesa cerca de cinco quilos e meio e a mesma equipa tem já planos para desenvolver um novo modelo com 40% menos peso.

Durante os testes realizados em passadeiras de ginásio, a equipa de investigação constatou que os indivíduos com os calções precisaram de consumir menos oxigénio quando corriam e andavam, comparativamente a quando não usavam o sistema. A redução da necessidade de consumo de oxigénio foi de 9,3% em caminhada e 4% em situação de corrida, o que corresponde a uma redução de esforço equivalente a 7,3 kg (caminhada) e 5,7 kg (corrida).

  • 333