exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MIT anuncia tinta que promete mudar de cor de roupa e objetos

Exame Informática

  • 333

Investigadores do MIT criaram uma tinta que muda de cor quando exposta a determinados tipo de luz. O efeito é completamente reversível e pode ser uma ajuda no combate ao desperdício em várias indústrias, como o vestuário ou o calçado.

Exame Informática

O projeto Chromeleon apresentado no MIT por Yuhua Jin descreve uma tinta onde foram dissolvidos corantes cião, magenta e amarelo, com capacidades fotossensitivas num lacado transparente. Para os testes, pintaram vários objetos com esta tinta, colocaram-nos dentro de uma caixa, com um sistema de projetores e luzes controlado por um programa informático e conseguiram demonstrar que os objetos podiam mudar de cor conforme fosse desejado, explica a Cnet.

O sistema do PhotoChromeleon foi construído sobre o ColorMod, um trabalho anterior desenvolvido com a Ford e que usa uma impressora 3D para criar items que podem mudar de cor. Com este modelo, a equipa criou um carro, uma capa de telemóvel, um sapato e um pequeno brinquedo em forma de camaleão. As mudanças de cor demoram entre 15 a 40 minutos, dependendo do tamanho do objeto.

Os próximos passos deste estudo passam por trabalhar com outros especialistas para melhorar os processos e estender os métodos de fabrico que permitem mudar de cor para impressoras 3D.

O trabalho vai ser apresentado no User Interface Software and Technology Symposium, em Nova Orleães.

  • 333