Depois de Oumuamua, vamos ser “visitados” por outro objeto interestelar

Um observador amador ucraniano encontrou o segundo objeto de fora do Sistema Solar que vai passar perto da Terra. Não há qualquer risco de colisão.
Depois do Oumuamua, é a vez do cometa C/2019 QA estar a preparar-se para nos “visitar”. O cometa, originário de fora do Sistema Solar, foi detetado a 30 de agosto por Gennady Borisov, do Observatório Astrofísico da Crimeia. O objeto foi, desde então, visto em vários observatórios.
O cometa está numa trajetória hiperbólica, não estando na órbita do Sol.
Os investigadores estão certos de que o cometa está a viajar pelo nosso Sistema Solar, mas «precisamos de mais alguns dias para realmente aferir a sua origem com mais observações que irão, ou provar a tese corrente de que é interstelar ou apontar numa direção completamente diferente», disse Marco Micheli, do Centro de Coordenação de Objetos da Agência Espacial Europeia.
Nas próximas semanas, o Sol vai estar a bloquear as nossas possibilidades de observações de qualidade, mas espera-se que outubro seja um mês em que se começa a aprender mais sobre o cometa, noticia a Cnet.
Estima-se que a passagem mais próxima do Sol deste cometa aconteça em dezembro.
Relacionados
-
A LifeShip nasceu para enviar o ADN dos humanos para a Lua
A Lua pode servir como local para guardar uma cópia de segurança do ADN humano, em âmbar artificial. Esta é a proposta da startup LifeShip.
-
Desenvolvido sistema que conserva no frio órgãos humanos
Investigadores conseguiram arrefecer órgãos humanos a temperaturas abaixo dos zero graus e voltar a “aquecê-los” de forma a facilitarem transplantes.
-
MIT anuncia tinta que promete mudar de cor de roupa e objetos
Investigadores do MIT criaram uma tinta que muda de cor quando exposta a determinados tipo de luz. O efeito é completamente reversível e pode ser uma ajuda no combate ao desperdício em várias indústrias, como o vestuário ou o calçado.
-
Hubble mostra água em exoplaneta considerado habitável
O Telescópio Espacial Hubble recolheu dados que mostram indícios de vapor de água no K2-18b, um exoplaneta que tem oito vezes a massa da Terra e que se situa dentro da zona habitável.
-
Gerador que produz energia a partir de calor da Terra pode um dia carregar o telemóvel
Com mais de mil milhões de pessoas ainda sem acesso à eletricidade, um gerador que a produza a partir do calor que irradia do chão apresenta-se como parte da solução.
Em destaque na Homepage
-
-
Nova versão de Chrome avança com proteção contra phishing em tempo real
11.12.2019 às 10h39
-
-
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
Tekever: sócio maioritário saiu da empresa depois de processos de arresto
10.12.2019 às 18h45
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários