exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA partilha sons de um sismo em Marte

Exame Informática

  • 333

A InSight Lander está equipada com o SEIS, de Seismic Experiment for Interior Structure, e enviou para a NASA alguns áudios do que parecem ser sismos no planeta vermelho.

Exame Informática

O aparelho extremamente sensível a bordo da sonda InSight Lander continua a captar dados e a registar movimentos. Mais de cem eventos foram detetados desde abril e 20% destes são, «muito provavelmente», sismos. A NASA partilhou o registo áudio de dois destes sismos detetados pelo SEIS, que analisa a movimentação de ondas sísmidas na estrutura interna do planeta, a 22 de maio e a 25 de julho, com magnitues de 3,7 e 3,3 respetivamente.

O som é bastante subtil e imperceptível à audição humana. No entanto, a equipa da NASA acelerou e processou os clips de forma a proporcionar uma boa experiência através de auscultadores, noticia a Cnet.

As fraturas na crosta de Marte mantêm-se abertas, fazendo com que o som das ondas sísmicas se propague e espalhe durante minutos. Na Terra, as fraturas da crosta acabam por se selar com o passar do tempo e a água acaba por enchê-la com novos minerais.

Os sensores do SEIS são bastante sensíveis e captam o movimento do braço da própria sonda ou rajadas de vento, algo que os investigadores da NASA tiveram de ter em conta e identificar enquanto analisavam o áudio.

  • 333