exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MIT confirma que ponte desenhada por da Vinci é um feito da engenharia

Arquitetos e engenheiros do MIT criaram uma réplica de uma ponte projetada por Da Vinci que nunca chegou a ser construída e concluem que se trata de um projeto que teria revolucionado a engenharia há 500 anos.

  • 333

Exame Informática

Uma equipa de arquitetos e engenheiros do MIT confirma que a ponte idealizada por Leonardo da Vinci, há 500 anos, não só seria viável, como seria considerada revolucionária na época.

O trabalho, em 1502, foi encomendado pelo Sultão Bayezid II com o objetivo de ligar Istambul à vizinha Galata e um dos participantes foi da Vinci. O artista/inventor/cientista enviou uma carta e um caderno cheio de detalhes de como a ponte iria ser desenhada e suportada de forma inovadora. O desenho de da Vinci permitia que barcos à vela passassem por baixo da ponte, contrariando o que era habitual na criação de pontes da altura. Talvez por ser tão revolucionária, a ideia não tenha sido aceite pelo Sultão e o projeto nunca chegou a materializar-se, noticia o Gizmodo.

Agora, esta equipa multidisciplinar pegou nessas notas e criou uma réplica em 3D, garantindo que a ideia funcionaria de facto. As notas não referem que materiais seriam usados ou como é que a construção seria feita. A réplica foi criada à escala de 1:500 e permite aos especialistas do MIT concluir que da Vinci tinha engenhosamente criado uma forma de minimizar movimentos laterais indesejados na estrutura e que a ponte conseguiria aguentar a maior parte dos terramotos, comuns naquela área.

  • 333