exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Travessia de primeiros colonos americanos vai ser replicada por barco autónomo

ProMare

O início da travessia transatlântica está prevista para setembro do próximo ano e assinala o 400º aniversário da chegada do navio Mayflower à América do Norte

  • 333

Francisco JM Garcia

A IBM programou um sistema de Inteligência Artificial (IA) que vai auxiliar um barco completamente autónomo a completar o percurso do Mayflower, o barco britânico que em 1620 completou a viagem marítima para a América. A nova embarcação dá pelo nome de Mayflower Autonomous Ship.

O veículo vai ser construído pela ProMare, uma organização sem fins lucrativos britânica e, segundo a BBC, o mentor deste projeto, Brett Phaneuf, afirma estar motivado pela ligação familiar e histórica que tem ao período de colonização britânica.

«O meu interesse imediato foca-se na autonomia e nós queremos algo que sirva de exemplo para os próximos 400 anos», disse o empresário à BBC.

O sistema de IA vai permitir que o barco consiga tomar as suas próprias decisões durante o percurso, vai evitar colisões e será capaz de estabelecer ligação com a base via telefone satélite. O sistema de sensores está apetrechado com um sistema LIDAR, capaz de detetar diferentes espetros de luz, um radar, GPS, ligação ao sistema de satélites e câmaras.

O início da viagem está agendado para setembro de 2020 com a saída do barco da cidade de Plymouth no Reino Unido e pretende assinalar o 400º aniversário da aventura.

  • 333