exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Alunos do Técnico vencem maratona inter-Universitária de programação

IST

A vitória garantiu nas eliminatórias regionais que podem dar acesso à maior prova de programação universitária do mundo

  • 333

Francisco JM Garcia

O Instituto Superior Técnico (IST) consagrou-se vencedor da Maratona Inter-Universitária de Programação 2019 (MIUP) a 12 de outubro. A equipa do IST foi composta por alunos de diferentes áreas (Engenharia Informática, Matemática e Aplicações e Matemática Aplicada) e conseguiu resolver os dez problemas propostos pela organização. Ao todo estiveram presentes 23 equipas na competição.

Os alunos que subiram ao pódio foram Alberto Pacheco, Gonçalo Paredes e Henrique Navas e para resolver os desafios recorreram a várias linguagens de programação (C, C++, Java e Python 3). A prova teve uma duração de cinco horas, nas quais a equipa do IST deu o desafio por completo cinco horas após o início da competição – já os segundos classificados terminaram a prova com apenas sete do dez desafios completos, finda a prova.

A vitória nesta prova garantiu a participação dos alunos do IST na Southwestern Europe Regional Contest (SWEC) 2019-2020, a eliminatória regional para a International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição na área da programação universitária do mundo.

  • 333