exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores recriam acidentalmente a detonação do Big Bang

NASA

O Big Bang é o fenómeno responsável pelo nascimento do Universo, mas as condições para a explosão ter acontecido ainda não são perfeitamente conhecidas. Agora, uma equipa acredita ter replicado as condições para este evento, de forma acidental.

  • 333

Exame Informática

Uma equipa de cientistas da Universidade da Flórida Central, nos EUA, afirma ter descoberto as condições necessárias para a explosão do Big Bang, de forma acidental. Os investigadores, liderados por Kareem Ahmed, estavam a testar métodos para produzir propulsão a jato quando descobriram que uma chama passiva podia acelerar e explodir.

O professor Ahmed explica que «exploramos estas reações supersónicas para propulsão e, como resultado, deparamo-nos com este mecanismo que parece muito interessante. Quando continuamos a investigar mais aprofundadamente, apercebemo-nos que isto está relacionado com algo tão profundo quanto a origem do universo», cita o Futurism.

Os cientistas descobriram que a turbulência pode fazer com que uma chama passiva, como a de uma vela, possa auto-acelerar-se e eventualmente detonar. Com este conceito de base, a equipa conseguiu replicar as condições para criar «Pequenos Bangs» que replicam o que se passou na origem do universo.

A descoberta pode ter impacto nas viagens aéreas e espaciais e no aprofundar dos estudos sobre o Big Bang.

  • 333