exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Mais de 11 mil cientistas alertam para o impacto das alterações climáticas

«A crise climática chegou e está a acelerar mais rápido do que o que muitos cientistas esperavam» é o grande alerta dado por um conjunto de 11 mil especialistas de 153 nacionalidades.

  • 333

Exame Informática

Os cientistas que assinam a carta de alerta escrevem que a crise climática é mais severa do que antecipado e está a ameaçar os ecossistemas naturais e o destino da Humanidade. «Declaramos inequivocamente que o planeta Terra está a enfrentar uma emergência climática (...) Para assegurar um futuro sustentável, temos de mudar como vivemos. [São necessárias] grandes transformações na forma como a nossa sociedade global funciona e interage com os ecossistemas naturais», escrevem os cientistas no alerta publicado no BioScience. Para sustentar as conclusões e o alerta, os investigadores baseiam-se em dados concretos recolhidos ao longo de décadas e numa análise científica sobre as tendências climáticas globais.

O alerta foi publicado simbolicamente nesta altura, quando se completam 40 anos sobre a primeira conferência climática mundial e um dia depois de os EUA notificarem formalmente a ONU sobre a decisão de abandonar o Acordo de Paris.

  • 333