exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Blackphone, o smartphone que protege da NSA

O Blackphone afirma-se como o primeiro smartphone a pensar na segurança e privacidade dos utilizadores. Será lançado na Mobile World Congress, já em fevereiro.

  • 333

O fabricante espanhol Geeksphone e a Silent Circle anunciaram uma parceria sediada na Suíça para criar um smartphone seguro e à prova de espionagem. Chama-se Geeksphone e assenta numa versão do Android orientada para a segurança, chamada PrivatOS.

A equipa diz que o seu smartphone é livre de operador e compatível com qualquer rede GSM, e que é possível fazer, de forma segura, chamadas, enviar mensagens e armazenar ficheiros. O Geeksphone possibilita também a navegação anónima na Internet através de uma VPN.

No site, pode ler-se que o Geeksphone é o “primeiro smartphone do mundo que dá prioridade à privacidade e controlo do utilizador” e que “vem com todas as ferramentas de que precisa para se mover pelo mundo, levar a cabo negócios e manter-se em contacto, ao mesmo tempo que o protege de olhares curiosos”.

Recorde-se que a Geeksphone é o fabricante espanhol responsável pelo primeiro smartphone com o Firefox OS. Por seu turno, a Silent Circle tem diversos produtos relacionados com comunicações seguras. Da equipa faz ainda parte Phil Zimmermann, criador do PGP.

O Blackphone será apresentado na feira Mobile World Congress, em Barcelona. Quem estiver interessado pode, depois, encomendá-lo no final do mês de fevereiro.