exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Fujitsu apresenta telefones com reconhecimento de íris

A segurança dos dados e a manutenção da privacidade são duas das batalhas atuais nas tecnologias. A Fujitsu apresentou um conceito de telefone que só revela dados ao utilizador após efetuar o reconhecimento da retina.

  • 333

A Fujitsu está a demonstrar no Mobile World Congress um protótipo que usa câmaras e lasers infravermelhos para reconhecer a retina do utilizador. A marca explica que a íris de cada um é muito mais complexa do que uma impressão digital, logo será um método mais seguro para bloquear qualquer equipamento.

A segunda vantagem, segundo a Cnet, é que o utilizador não precisa de decorar códigos PIN ou padrões de desbloqueio, bastando colocar o telefone ao nível dos olhos para poder ser reconhecido.

O registo de cada retina é feito em cerca de 20 segundos e, a partir daí, o utilizador pode ativar este mecanismo de bloqueio. O protótipo funcionou mesmo nos casos em que o utilizador estava com óculos.

Para a demonstração, a Fujitsu usou um smartphones Android genérico e afirmou que poderá implementar esta tecnologia em modelos a lançar ainda este ano, embora não tenha confirmado quais os parceiros envolvidos.

  • 333