exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

AW08: é igual ao Apple Watch, mas corre Android e não foi produzido pela Apple

No maior portal de comércio chinês, proliferam as vendas de smartwatches similares ao Apple Watch, mas com preços 10 vezes inferiores. Em vez de iOS, o AW08 corre Android.

  • 333

Na China, a corrida ao iWatch começou mesmo sem iWatch. No site Taobao, do grupo Alibaba, começaram a surgir os primeiros anúncios que mostram um relógio inteligente com várias semelhanças com o relógio inteligente da Apple, mas que não se chama iWatch, mas sim AW08. 

Além de todas as similaridades, há outro aspeto caricato a destacar: o AW08 funciona com Android, o sistema operativo arquirrival do iOS. De acordo com os anúncios publicados no famoso site de comércio online chinês, este wearable de imitação está apto a funcionar emparelhado com telemóveis Xiaomi e iPhones.

Mas nem tudo é igual entre o relógio AW08 e o iWatch. E o preço comprova isso mesmo: o primeiro está à venda por 250 yuans (cerca de 38 euros); o segundo deverá chegar à China com um preço de 2580 yuans – o que significa 10 vezes mais.

A Alibaba já fez saber que está atenta ao fenómeno  AW08, e que tem vindo a retirar do Taobao anúncios que alegam que o smartwatch AW08 é o iWatch. 

Consequência ou coincidência, hoje os anúncios existentes no maior site de comércio online chinês recordam os consumidores de que o relógio AW08 não é um iWatch. O aviso pode produzir dois efeitos junto dos aficionados: por um lado, pode lembrar os consumidores de que estão a comprar um produto que não foi produzido pela Apple; e por outro, potenciam as vendas de um produto que é dez vezes mais barato e não tem a marca da Apple, mas dá a ideia de que tem tudo o que iWatch tem.

Tão depressa a invasão dos AW08 não deverá terminar na China: a lei atual não prevê qualquer previdência cautelar. Pelo que a Apple terá mesmo de ganhar todos os trâmites de um julgamento, caso queira garantir o banimento deste produto alegadamente falsificado.

A Apple ainda não comentou o assunto.