exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nvidia apresenta Pascal, dez vezes mais poderosa que Maxwell

A Nvidia mostrou vários produtos e conceitos na GPU Technology Conference. Entre as novidades, a série de processadores Pascal que prometem um desempenho dez vezes superior ao que é conseguido com a arquitetura de topo atual, Maxwell.

  • 333

A apresentação ficou a cargo de Jen-Hsun Huang, o CEO da Nvidia. Huang explicou que a empresa está focada em fornecer o melhor hardware para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial e os chips Pascal são a próxima grande aposta. Esta série oferece um desempenho dez vezes superior ao que é conseguido com os processadores com arquitetura Maxwell e inclui memória 3D que permite um desempenho cinco vezes superior na aprendizagem artificial.

Este tipo de soluções pode ser implementado, como já acontece com as gráficas que usam arquitetura Maxwell, na investigação médica ou nos carros autónomos. O objetivo é que as máquinas consigam ter a capacidade de pensarem por si sós. A Pascal oferece uma «precisão mista» que permite que os computadores possam aprender sozinhos, noticia a ZDNet.

A Nvidia já preparou algum software que permite às máquinas treinarem o reconhecimento e classificação de objetos por si só e para funcionarem como se fossem parte de redes neuronais.

As placas Titan-X, baseadas em Maxwell, já estão disponíveis por 999 dólares, enquanto as soluções com Pascal devem chegar ao mercado no próximo ano.