exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Chromebit: transforme qualquer ecrã num computador

USB, HDMI, Bluetooth, Wi-Fi e Chrome OS. Tudo na palma de uma mão. Tudo num Chromebit – a partir do verão.

  • 333

Preparado para dar nova vida ao ecrã? O Chromebit, um pequeno dispositivo criado pela Asus que corre o sistema operativo Chrome OS, da Google, foi desenvolvido precisamente para ter dimensões necessárias para caber no bolso e ser conectado a um televisor que disponha de uma porta HDMI. O pequeno computador deverá fazer a estreia comercial depois do verão. Nos EUA, prevê-se um preço que ronda os 100 dólares, informa a Cnet.

Além da conexão a portas HDMI, este minicomputador estará equipado com um conexões por USB, Bluetooth e Wi-Fi (802.11 ac). 

Segundo a Digital Trends, o Chromebit estará equipado com 2 GB de memória RAM e um armazenamento de 16 GB. O processamento deverá ser assegurado por um processador de quatro núcleos conhecido por Rockchip RK3288.

Para a Google, o Chromebit pode atuar como um potenciador das vendas de aplicações e da quota de mercado do Chorme OS, que se mantém em números insignificantes quando comparado com o “irmão” Android que é usado por centenas de milhões de telemóveis. 

Substituição de computadores antigos; reaproveitamento de monitores; informática em ambiente escolar ou países em vias de desenvolvimento são alguns dos alvos comerciais que a Asus poderá alcançar com o Chromebit.