exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Zenfone 2: um smartphone com 4 GB de memória RAM

O Zenfone 2 foi criado para competir com os melhores smartphones do mercado, como prova a escolha dos componentes e dos materiais.

  • 333

A Asus não é propriamente conhecida pelos telemóveis, mas a empresa de Taiwan está decidida a fazer mossa no mercado com o novo Zenfone. A primeira característica que “salta à vista” é o design, com um chassis metálico escovado, disponível em diferentes cores. Há até a opção fusion, com mistura de duas cores.

Mas é no interior do aparelho que estão as maiores surpresas. A começar pelos 4 GB de memória RAM, um recorde mundial. De acordo com a Asus, esta característica aumenta significativamente a reatividade do aparelho quando se está a utilizar várias aplicações, elimina os “tempos mortos” que os utilizadores Android tão bem conhecem e ajuda a aumentar a autonomia.

O processador escolhido é também invulgar no mundo dos smartphones, um Intel Atom de quatro núcleos a 2,33 GHz. De acordo com os benchmarks apresentados, este chip é capaz de bater facilmente os concorrentes, tanto em termos de desempenho global, como em termos de desempenho gráfico.

O ecrã de 5,5 polegadas tem resolução Full HD e a câmara de 13 MP é controlada por um software proprietário da Asus que, segundo a empresa, permite um modo HDR extremo, capaz de iluminar corretamente todas as áreas das fotos, compensado, por exemplo, fotos em contraluz.

O preço recomendado do Zenfone 2 topo de gama é de 349 euros - foram também apresentadas versões mais económicas com características técnicas mais modestas.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"