exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Huawei P8: topo de gama com 6,4 mm de espessura a €529

O P8 tem 5,2”, um processador de oito núcleos, 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. E tem também um ‘irmão’ de 6,8” chamado P8 Max.

  • 333

Se o ano passado a Huawei escolheu Paris para apresentar o P7, este ano o fabricante chinês optou por Londres para dar a conhecer o seu novo smartphone topo de gama. O P8 tem 5,2”, chassis de metal e conta com um processador Kirin 930 de 64 bits e oito núcleos.

Ao mercado português chegará em meados de maio a versão premium, que conta com 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. Estará disponível nas cores preto ou dourado e custará €529.

Durante a apresentação do smartphone, Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business, não se poupou nas comparações entre o P8 e o iPhone 6 da Apple e o Galaxy S6 da Samsung. O principal foco destas comparações esteve no design, já que o novo modelo da marca chinesa apresenta 6,4 mm de espessura – ou seja, consegue ser mais fino que os concorrentes.

Outra das grandes apostas do P8 é a câmara. Assim, além de melhorias no estabilizador ótico, a Huawei disponibiliza um conjunto de novas funcionalidades que visam permitir tirar fotografias e gravar vídeos com melhor qualidade de imagem em ambientes com pouca luz. Importa também salientar que, ao contrário do que acontece, por exemplo, com o iPhone 6 e com o Galaxy S6, a câmara traseira de 13 MP do P8 não é saliente.

Apesar deste terminal ser Dual SIM, os responsáveis da Huawei em Portugal revelaram à Exame Informática que ainda não está confirmado que a versão do P8 que vai chegar a Portugal permita utilizar os dois cartões em simultâneo. No caso de não vir a ser possível, a porta poderá ser usada para expandir a capacidade de armazenamento do terminal.

Outras particularidades do P8 incluem uma tecnologia que permite usar os nós dos dedos para selecionar partes de um texto do ecrã, por exemplo, e fazer um print screen. Além disso, também há uma firewall para bloquear apps com consumos energéticos anormais, visando aumentar a autonomia do dispositivo. Destaque-se igualmente a funcionalidade Voice Wake Up, que permite ao utilizador predefinir uma expressão (o exemplo dado na apresentação foi “Hi, buddy”) que, quando dita pelo consumidor, fará com que o smartphone responda e mostre a sua localização, ou seja, algo particularmente indicado para aquelas ocasiões em que não se sabe onde se meteu o telemóvel.

Por fim, refira-se que a Huawei também apresentou o P8 Max, um smartphone que partilha muitas das características do P8, mas que tem um ecrã de 6,8”. Ainda não foi confirmado o preço deste equipamento para o mercado português.