exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Apple Watch estreia hoje – mas não em Portugal

O smartwatch da Apple estreia hoje em nove países com preços a partir dos 349 dólares. Samsung já reagiu ao lançamento.

  • 333

O relógio da Apple chegou finalmente às lojas: no Japão, crónico pioneiro das estreias da Apple devido ao fuso horário, não há sinais da euforia que geralmente costuma ser gerada pelo lançamento dos iPhones. Até porque a marca da Califórnia está apostar na Internet como principal canal de vendas do novo dispositivo. Os consumidores portugueses também terão refrear qualquer tipo de euforia em torno do relógio que regista dados fisiológicos e dá acesso a funcionalidades do telemóvel. O relógio inteligente da Apple apenas estreia hoje em nove mercados: EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong e Japão. Portugal deverá chegar a Portugal até ao final do ano.

O Apple Watch vai estrear com três coleções: uma conhecida como “desportiva” e que tem preços de 349 a 399 dólares; uma coleção com preços de 549 a 1099 dólares; e por fim, uma edição de luxo que pode chegar aos 10 mil dólares. Provavelmente, estes preços serão convertidos diretamente para euros quando chegarem ao mercado português, sem proceder ter em conta os valores das moedas (exemplo: a versão mais básica e barata vai custar 349 euros).

Ainda vai ser necessário esperar pelo Apple Watch, mas já há empresas portuguesas a trabalhar na nova família de equipamentos: a iClio, uma sotwarehouse portuguesa, acaba de anunciar o lançamento de uma versão para Apple Watch do guia turístico Just in Time Tourist (JiTT). Outras versões de apps adaptadas ao pequeno ecrã deverão ser lançadas em breve em todo o mundo. 

A estreia do smartwatch deixa ainda uma questão em aberto: será que algum dos fabricantes de relógios inteligentes da barricada do Android vai conseguir superar as vendas dos Apple Watch? A Samsung já deu provas de que não pretende facilitar a vida do Apple Watch e deu a conhecer, pouco antes da estreia da concorrência, a intenção de lançar um novo smartwatch.

  • 333