exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

LG 4G: um smartphone com cabedal

A LG aposta no cabedal do 4G para conquistar utilizadores que estejam a preferir atualmente Samsung ou Apple. A empresa sul-coreana preparou um lançamento simultâneo em seis locais. 

  • 333

A LG quer disputar o título de melhor smartphone de 2015 e a aposta recai sobre o 4G, um smartphone de topo de gama apresentado em vários locais durante o dia de ontem. A Cnet esteve na maior fábrica da LG, a uma hora de Seul, capaz de produzir 3,5 milhões de telemóveis por mês. A maior parte da mão-de-obra é assegurada por mulheres: a LG já fez o teste e ter uma linha de produção só de homens resulta numa produção 20% menor.

A LG começou a trabalhar no G4 uns meses antes do lançamento do G3. A aposta inovadora deste aparelho é no cabedal que reveste a traseira e que a LG pretende contrapor ao metal, usado por exemplo, pelas rivais Samsung e Apple. Ainda não se sabe se esta abordagem vai convencer os consumidores, mas já se sabe que a LG demora cerca de três meses a preparar o cabedal para que possa ser integrado nos smartphones. Por outro lado, a diferenciação também vem da capacidade de expandir a memória com uma ranhura para cartões e da possibilidade de se trocar de bateria, duas funcionalidades proibidas nos novos modelos dos rivais.

Os destaques principais do G4 são as câmaras: a traseira tem um sensor de 16 MP e foco automático a laser, com uma abertura f/1.8, capaz de permitir a entrada de 11% de mais luminosidade do que o sensor do Galaxy S6. O sensor frontal tem 8 MP e um recurso nativo para tirar selfies mais rapidamente, com um gesto com a mão.

A bateria de 3000 mAh deve providenciar autonomia para um dia inteiro e terá um sistema de carregamento rápido, com 60% da bateria a poder ser recarregada em 30 minutos. O processador escolhido é uma versão do Snapdragon 808, otimizada para um melhor desempenho e baixo consumo energético.

O novo smartphone terá um ecrã de 5,5 polegadas, com resolução QHD e sistema operativo Android Lollipop 5.1. Os preços finais e as datas de lançamento oficiais ainda não são conhecidos.

  • 333