exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Skate? Snowboard? Não, Onewheel!

Onewheel é uma prancha de snowboard citadino que tem um motor elétrico e uma única roda para andar. Será que a moda pega?

  • 333

Tem uma única roda e um motor elétrico que será especialmente apreciado nas subidas. Dá pelo nome de Onewheel e tem como principal mentor Kyle Doerksen, um ex-praticante de snowboard que se tornou designer, e que está apostado em criar uma nova variante dos desportos radicais.

Segundo a Wired, o desenvolvimento do Onewheel arrancou há cinco anos. Doerksen não se deu por satisfeito enquanto não encontrou forma de desenvolver um equipamento de snowboard citadino. 

O resultado está à vista no vídeo promocional que se encontra nesta página: uma prancha com uma roda ao meio, que muda de direção com o balanço do corpo, e que pode chegar a velocidades de 18 quilómetros por hora. 

O Onewheel está equipado com um giroscópio e um processador que processa dados relacionados com irregularidades do terreno. Estes dados podem ser usados para o Onewheel reagir de forma a ajudar o utilizador a manter o equilíbrio. 

A página dos fabricantes revela que o Onewheel está equipado com um motor de 500W e uma bateria de 48 volts com autonomia máxima para nove quilómetros de "viagem". Está apto a fazer curvas com ângulos superiores a 30 graus – e permite a interação com apps de telemóvel. Pesa mais de 11 quilos. 

Para fora dos EUA, custa 1800 dólares (1.583 euros).

  • 333