exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Gadget promete aumentar autonomia de pilhas em oito vezes

O projeto do Batteriser ainda vai recolher fundos no Indiegogo, mas já provocou várias reações na comunidade. Uns apoiam, mas outros contestam a viabilidade de o aparelho curmprir o que promete: aumentar a capacidade das pilhas em oito vezes.

  • 333

O Batteriser é, no fundo, uma capa prateada que pode ser colocada ou retirada pelo utilizador e que é capaz de aumentar a autonomia das pilhas em oito vezes. Bob Roohparvar, um dos fundadores do projeto, demonstrou o Batteriser com um trackpad da Apple. O periférico “via” que as pilhas tinham apenas 1,3 volts, o que é insuficiente para as utilizar, mas com o Batteriser o trackpad  interpretou que as pilhas tinham novamente 1,5 volts, suficiente para o funcionamento, noticia a Info Brasil.

Já surgiram muitas críticas, no entanto, a este aparelho e alguns utilizadores de fóruns como o Hacker News explicam que a curva de perda das pilhas alcalinas AA permite conseguir apenas mais 40% de carga caso a pilha esteja inutilizável com 1,25 volts, mas que a maioria dos aparelhos não funciona desta forma. Estes utilizadores detalham ainda que 1,25 volts é a tensão normal de uma pilha recarregável AA que ficaria descarregada com 1,15 volts.

O projeto deve começar a angariar fundos no Indiegogo nos próximos tempos. 

  • 333