exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Novos CPUs e GPUs da Intel

A Intel apresentou novos componentes produzidos segundo o processo de fabrico de 14 nanómetros e destinados aos entusiastas com desktops e portáteis. 

  • 333

A Intel apresentou os novos chips Intel Broadwell que trazem melhorias ao nível do consumo energético e do desempenho da CPU. A maior novidade é a GPU integrada Iris Pro 6200, que chega pela primeira vez em versão de socket e não soldada, noticia o Ars Technica.

A gigante dos chips dedicou este lançamento aos aparelhos que tenham boas relações entre desempenho e tamanho, como o Retina MacBook Pro 15 ou o Brix Pro da Gigabyte, com um total de cinco chips para portáteis e outros cinco para PCs de secretária. Os computadores de gama média e baixa terão também novidades, mas provavelmente já com a nova arquitetura Skylake. Os primeiros chips desta nova arquitetura devem chegar no terceiro trimestre deste ano.

Os processadores Haswell agora anunciados são quad-core, mas com características que lhes permitem “encaixar” as novas GPU Iris Pro 6200. A Intel promete o dobro da velocidade conseguida com as GPU HD 5500 que equipam os Ultrabooks atuais. 

Os preços começam nos 244 dólares para a solução i5-5575R com Intel Iris Pro graphcis 6200 a 2,8 GHz e terminam nos 623 dólares para o i7-5950HQ a 2,9 GHz e 47 W de TDP.

Os novos processadores devem começar a chegar aos fabricantes nos próximos dois meses, o que já será bastante em cima do lançamento dos chips Skylake.