exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Thunderbolt 3 já chega aos 40 Gbps

A ligação Thunderbolt 3 duplica a largura de banda para os 40 Gbps e estreia a conexão USB tipo C, 3.1, alimentação elétrica opcional de 100 W e capacidade para reprodução de vídeo 5K a 60 Hz.

  • 333

A Intel anunciou que o Thunderbolt 3 vai ter um tipo de conector novo, USB tipo C, suportar USB 3.1 e ter uma largura de banda full duplex a 40 Gbps. Com a especificação USB Power Delivery, a Thunderbolt 3 vai oferecer mais 100 W de alimentação, enquanto sem esta especificação se fica pelos 15 W.

As novas características permitem ao Thunderbolt 3 ser usado para passar vídeo para dois ecrãs 4K a 60 Hz ou apenas um ecrã com resolução 5K a 60 Hz, apenas com um cabo. Os monitores com ligação HDMI 2.0 vão ser suportados através de um adaptador, noticia o ArsTechnica.

Em teoria, esta ligação será compatível com os chips Broadwell e também com os chips da nova arquitetura Skylake. Não seria de espantar que houvesse uma parceria com a Apple e que a primeira aparição do Thunderbolt 3 fosse num MacBook Pro com Skylake, em finais de 2015. Sabe-se que a Intel estará a trabalhar num cabo ótico Thunderbolt 3, mas ainda não se conhecem muitos pormenores.  

Com a adoção do conector USB tipo C, o tamanho da ligação reduz-se o que faz com que esta conexão possa ser implementada em tablets e outros dispositivos mais pequenos. A vantagem da alimentação elétrica faz com que o Thunderbolt possa ser usado em vários cenários: um cabo para carregar a bateria do portátil, passar sinal de vídeo e também ligar os vários periféricos.

 

  • 333