exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung vai lançar mais dispositivos que correm Tizen

Até ao final do ano, a Samsung deverá ser reforçar a oferta de dispositivos que correm o sistema operativo Tizen. Na Índia, já foram vendidos mais de um milhão de terminais Z1.

  • 333

Até à data, a Smasung já vendeu mais de um milhão de telemóveis Z1, que correm o sistema operativo Tizen. Tudo leva a crer que o número de máquinas que correm Tizen poderá crescer em breve: até ao final do ano, a Samsung vai lançar vários terminais que correm este sistema operativo de código aberto que, à semelhança do Android, também pertence à família Linux – mas é apontado como o principal trunfo da marca sul-coreana para diminuir a dependência face ao Android.

Por enquanto, o reforço da oferta de terminais Tizen mais não é que um título de imprensa: a notícia foi avançada pela Reuters, com base em fontes anónimas, e não detalha o número de máquinas que vão ser colocadas no mercado nem as regiões do Globo em que vão ser comercializadas. A própria Samsung não confirma – nem desmente – a notícia sobre a aposta neste sistema operativo que também tem vindo a receber contributos da Intel.

As vendas alcançadas com os terminais Z1 na Índia, Bangladeche e Sri Lanka terão contribuído para a tomada de decisão no que toca aos planos que a Samsung reserva para o Tizen. Além dos telemóveis, prevê-se que o Tizen seja usado igualmente em televisores, e smartwatches. Resta saber se o novo sistema operativo tem a capacidade para cativar os programadores que hoje trabalham prioritariamente para o Android ou iOS.

  • 333