exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

LG desenvolve novos ecrãs táteis para tornar portáteis mais finos e leves

O objetivo do fabricante coreano é reduzir em 25% a espessura dos ecrãs Full HD dos portáteis e o peso em 35%. Tudo graças a uma tecnologia que já é utilizada, por exemplo, no smartphone LG G4.

  • 333

Paulo Matos

A LG está a trabalhar numa tecnologia para ecrãs táteis Full HD que pretende tornar os portáteis mais finos e leves. Na prática, em vez de adicionar um painel tátil extra em cima do LCD para dotar o ecrã da funcionalidade de reconhecimento tátil, o fabricante incorporará um sensor tátil no próprio painel LCD dos ecrãs AIT (Advanced In-Cell).

De acordo com o Tech Radar, se tivermos por base de comparação um portátil convencional Full HD de 15” com ecrã tátil, a nova tecnologia permitirá reduzir a espessura do ecrã do equipamento em 1 mm (ou seja, 25%) e diminuir o peso em cerca de 200 g (o equivalente a 35%).

A LG acredita que a nova tecnologia permitirá igualmente imagens mais brilhantes e um ecrã com melhor resposta ao toque, mesmo quando estiver molhado.

Os painéis AIT já estão a ser usados em smartphones como o LG G4, mas será a primeira vez que esta tecnologia chegará a dispositivos de maiores dimensões, como portáteis.

A LG já chegou a acordo para fornecer painéis AIT de 14” e de 15,6” a vários fabricantes e está em negociações para trabalhar noutras dimensões. Os produtos com esta tecnologia deverão chegar ao mercado ainda no segundo semestre deste ano para tirar proveito do lançamento do Windows 10.

  • 333