exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

E1: uma câmara 4K de lentes intermutáveis

A E1 cabe na palma da mão e é uma câmara que usa lentes intermutáveis e capta vídeos a 4K. O projeto está a angariar fundos no Kickstarter.

  • 333

A empresa Z recorreu ao crowdfunding para angariar o dinheiro necessário para produzir a E1. A câmara é o aparelho mais pequeno capaz de gravar em 4K. Também em destaque, sabe-se que os mentores incluiram um sistema de lentes intermutáveis na câmara, noticia o The Verge.

O chassis em magnésio cobre um sistema de Wi-Fi, Bluetooth Low-Energy e um sensor de imagem Panasonic, além de um processador Ambarella A9. A câmara é capaz de captar vídeo 4K a 24 frames por segundo, UHD (3840x2160 pixéis) a 30 frames por segundo e 1080p a 60 frames por segundo.

O aparelho poderá ser usado para tirar fotografias com 16 MP e tem um sistema de filtros proprietário.

O sistema de lentes usado pela Z na E1 é um Micro Quatro Terços, maior do que as action cameras e menor do que uma DSLR normal, compatível com algumas lentes da Olympus, Panasonic e Sigma.

O objetivo é colocar a câmara à venda por 699 dólares, num pack com uma lente 14 mm f2.5 Panasonic. Sabe-se ainda que os fundadores estão a trabalhar num upgrade da câmara, numa caixa estanque para uso debaixo de água e em afinações do software.