exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Nova memória da Intel é mil vezes mais rápida do que a memória Flash

Chama-se 3D Xpoint e é o resultado do trabalho conjunto da Intel e da Micron. Esta nova categoria de memória não-volátil é, segundo os fabricantes, mil vezes mais rápida do que a atual arquitetura NAND (presente na maioria dos cartões de memória e SSDs).

  • 333

Há 25 anos que não era anunciada uma nova tecnologia para memórias não-voláteis. A Intel quebrou esse longo jejum ao revelar hoje o desenvolvimento de um novo tipo de memória. De nome 3D Xpoint, a tecnologia, que já está em produção, reuniu o trabalho da Intel e da Micron. As empresas afirmam que a 3D Xpoint tem uma latência mil vezes inferior à registada na arquitetura NAND. Isto vai permitir uma análise muito mais rápida dos dados armazenados. Esta é primeira evolução

A Intel defende que esta tecnologia é crítica para lidar com os grandes volumes de informação que estão a ser gerados por milhões de dispositivos ligados. Aliás, o maior fabricante mundial de processadores afirma já estar a produzir esta tecnologia que não utiliza qualquer tipo de transístores. Diz a Intel que as células das memórias são dispostas num tabuleiro tridimensional que permite que a informação seja acedida rapidamente.

Tudo indica que a tecnologia 3D Xpoint vai começar a ser utilizada na análise de grandes volumes de informação (Big Data), mas nada impede que possa vir a ser utilizada para permitir uma experiência mais fluida em determinados jogos que podem ser corridos em resoluções muito elevadas – em 8K, por exemplo.

Em comunicado de imprensa a Intel explica que: “Durante décadas, a indústria procurou formas de reduzir o tempo de lag entre o processador e os dados para permitir análises muito mais rápidas”, afirma Rob Crooke, Vice-Presidente Sénior e General Manager do Non-Volatile Memory Solutions Group da Intel. “Esta nova classe de memória não-volátil atinge este objectivo, garantindo um desempenho revolucionário para as soluções de memória e de armazenamento”.

Veja aqui o vídeo onde é explicada a tecnologia que está na base da 3D Xpoint.

  • 333