exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Relógio inteligente Dot tem ecrã em Braille

É o primeiro relógio inteligente para invisuais e tem um ecrã constituído por pontos que sobem e descem, mostrando o texto em Braille.

  • 333

Parece um relógio inteligente comum, com ligação Bluetooth 4.0, sistema de mensagens e funcionalidades de navegação. A grande diferença é que o Dot tem também um ecrã em Braille, composto por pinos que sobem e se recolhem a um ritmo personalizável pelo utilizador. Assim, uma pessoa invisual ou com dificuldades de visão consegue “ler” as mensagens apresentadas com a ponta dos dedos, noticia o Engadget.

O Dot permite a leitura de livros eletrónicos na íntegra, sem que seja necessário adquirir um leitor independente e que geralmente tem um custo a rondar os 2000 dólares. O relógio inteligente deve chegar ao mercado com um preço estimado de 300 dólares e as encomendas podem ser feitas a partir deste ano ainda.

O smartwatch inclui uma funcionalidade para ensinar as pessoas a lerem em Braille uma vez que se sabe que 90% das pessoas invisuais ficam cegas após a nascença e apresentam mais dificuldades em conseguir ler desta forma, explicou Eric Ju Yoon, CEO e co-fundador da Dot.

  • 333