exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Tesla Model X: é um SUV, é elétrico e sai em setembro

Dois adiamentos depois, eis que é chegado anúncio de estreia do Model X. Elon Musk, líder da Tesla, promete: os primeiros carros deste SUV vão começar a ser entregues a partir de 30 de setembro.

  • 333

Foi apresentado em 2012, era para ter saído em 2013, e os aficionados nos carros elétricos da Tesla tiveram de se conformar com um prolongado atraso. Elon Musk acaba de fazer saber que a espera pode não durar muito mais tempo: Os primeiros carros do Model X deverão ser entregues a 30 de setembro.

Para as 20 mil pessoas que já haviam pago os 5000 dólares para reservar um destes veículos utilitários desportivos (SUV) o anúncio de Musk há de ter sido motivo de regozijo. O lançamento do Model X foi sujeito a dois adiamentos para que as fábricas da Tesla pudessem concentrar-se na produção do Model S.

O The Guardian refere que o Model X deverá chegar ao Reino Unido com um preço similar às 50 mil libras (cerca de 71 mil euros) do Model S.

Quem quiser reservar hoje o SUV da Tesla terá de esperar: o site da marca refere que os consumidores que fizerem uma encomenda agora apenas deverão receber o Model X em 2016.

Além da data de entrega dos veículos, o líder da Tesla fez saber que, dentro de três semanas, quem encomendou um destes automóveis elétricos poderá recorrer a um configurador online para escolher as diferentes opções disponíveis.

O Model X pode transportar sete pessoas, tem tração às quatro rodas, deverá estar equipado com dois motores elétricos e deverá ser mais rápido que um Porsche 911 a chegar aos 100 quilómetros por hora.

Depois do lançamento da Model X, as atenções deverão virar-se para o Model 3, o carro elétrico com que a Tesla pretende ganhar quota de mercado. Sai em 2017, com um preço que deverá rondar os 42 mil euros.

  • 333