exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Steam Machine portátil custa menos de 300 euros

A Valve já mostrou a Smach Zero, uma consola portátil que promete o acesso à biblioteca de mais de mil jogos do SteamOS e baseada em arquitetura x86.

  • 333

A Smach Zero tem um SoC AMD G Series chamado Steppe Eagle, com uma CPU baseada em Jaguar e uma GPU GCN. A CPU está a operar nos 1 GHz e a GPU entre 200 e 300 MHz e sabe-se uqe há ainda 4 GB de RAM, 32 GB de espaço em disco, ecrã tátil de cinco polegadas 720p, saída HDMI, Wi-Fi e Bluetooth.

O controlo do jogo é feito através de dois paineis situados ao lado do ecrã e que podem ser configurados. Em termos de especificações técnicas, a Valve não escolheu componentes de topo de gama, mas os chips G-Series da AMD têm arquitetura x86 e ainda uma GPU que é suficiente para correr jogos como Half-Life 2, Cities: Skylines ou DOTA 2 num ecrã de 720p. O modelo Pro assegura ainda uma ligação 4G, para que haja constantemente acesso à Net, noticia o Ars Technica.

A Valve não especificou a autonomia da bateria, pelo que não se sabe se durará muito tempo ou não. Sabe-se que a empresa já aceita pré-encomendas da consola, por um preço de 299 euros, e a promessa de uma entrega em 2016.