exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Buddy: a coleira que monitoriza a atividade e localização do cão

Um projeto no Kickstarter quer começar a produzir uma espécie de wearable para cães. Esta coleira possui um LED e liga-se ao telemóvel por Bluetooth, sendo que app permite saber, por exemplo, a localização do animal e a respetiva atividade diária.

  • 333

Paulo Matos

À primeira vista, o Buddy é apenas uma coleira para cães, mas o produto – que está a tentar angariar cerca de 250 mil euros de financiamento no Kickstarter – possui uma série de funcionalidades tecnológicas. Antes de mais, a coleira incorpora um LED para que o animal possa ser visto no escuro e há igualmente lugar para um sensor de temperatura e para GPS.

O dispositivo foi criada pela Squeaker, uma startup australiana, e liga-se a terminais Android e iOS por Bluetooth. Além disso, o Buddy conta com uma app que permite criar referências geográficas num mapa. Por exemplo, pode delimitar uma determinada área onde o cão é livre para andar à vontade, mas, se ele ultrapassar esse espaço, recebe uma notificação de alerta no smartphone.

De acordo com o Engadget, a app também permite monitorizar os níveis de atividade do cão, a comida que ingere e as consultas marcadas para o veterinário. Além disso, é igualmente possível mudar as cores do LED na aplicação.

A coleira em si tem um pequeno ecrã OLED que mostra a temperatura do cão, as calorias ingeridas e a duração do exercício físico diário.

Os preços oscilam entre os 160 e os 270 euros, sendo que pode saber mais sobre este projeto neste link.

  • 333