exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung apresenta SSD de 2,5” com 16 TB

É a maior unidade apresentada até agora: o disco que a Samsung mostrou usa chips flash NAND, tem 48 camadas TLC e 256 Gbit em cada chip.

  • 333

A Samsung mostrou o PM1633a na Flash Memory Summit. O disco com quase 16 TB é uma unidade SSD de 2,5 polegadas e destina-se ao segmento empresarial. As maiores unidades feitas até agora pela Seagate ou pela Western Digital ficavam-se pelos 8 ou 10 TB. A Samsung conseguiu usar os novos chips de 256 Gbit NAND flash. Com esta densidade, a fabricante colocou 48 camadas de 3 bits por célula (TLC), uma evolução face às 24 e 36 camadas usadas em 2013 e 2014, noticia o ArsTechnica.

A evolução da tecnologia flash aconteceu principalmente com a utilização de planos tridimensionais: em vez de ter uma camada de células de memória que se mexem apenas em duas dimensões, podemos ter várias camadas de células empilhadas (o V, de V-NAND, é de vertical). Com esta complexificação, é possível criar chips cada vez mais densos e capazes de ter um maior armazenamento.

A demonstração da Samsung passou pela apresentação de um servidor com 48 destas novas unidades SSD, com um total de 768 TB e um desempenho de dois milhões de IOPS (input/output operations per second). Os SSD usados atualmente em ambiente doméstico são capazes de 10 mil a 90 mil IOPS.

Ainda não há preços oficiais, nem datas de lançamento para estas novas unidades da Samsung.