exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

GeForce GTX 950: jogos em alta, preço em baixa

O novo processador gráfico da Nvidia destina-se a jogadores que procuram uma solução com desempenho q.b. ao menor preço possível.

  • 333

Chama-se GeForce GTX 950 e é o mais recente membro da família Maxwell. Quer isto dizer que vem equipado com a melhor tecnologia que a Nvidia disponibiliza no processamento gráfico. Mas este GTX 950 é o mais pequeno membro da linha, apresentando-se como uma solução de entrada de gama para jogadores.

Como o GeForce GTX 960, o núcleo do processador é o GM206. Mas com menos unidades de processamento, o que resulta num desempenho mais humilde.

Ainda assim, os nossos primeiros testes – já estamos a analisar gráficas GTX 950 – comprovam que o desempenho é suficiente para correr alguns jogos exigentes em Full HD e com nível de detalhe alto.

No 3D Mark Fire Strike, a MSI GeForce GTX 950 OC Edition conseguiu uma pontuação de 5439 pontos num sistema com Core i5-2500K e 8 GB de memória RAM. Menos 1125 pontos que uma GeForce GTX 960 da Gigabyte no mesmo sistema. Outro exemplo, no Metro Last Light, a 1920x1080 píxeis e em modo de qualidade High, a GTX 950 conseguiu atingir uma média de 52 fps, menos 30 que a sua irmã mais velha, mas o suficiente para tornar o jogo fluido.

As GeForce GTX 950 têm requisitos de energia relativamente reduzidos (medimos picos pouco acima dos 200 watts para todo o sistema), precisando apenas de uma ficha elétrica de 6 pinos. O que significa que podem ser instaladas em PCs com fontes de energia com potência relativamente baixa.

Mas a melhor característica é o preço, já que a Nvidia anunciou um valor de referência próximo dos 150 euros.

  • 333