exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Microsoft testa teclado com e-ink para tablet

Com pouco impacto na bateria do Surface, o ecrã secundário deste teclado terá atalhos contextuais. O português António Gomes é um dos principais responsáveis por este projeto.

  • 333

Paul Matos

O Microsoft Applied Sciences Group está a testar um novo conceito de teclado para o Surface. Chama-se DisplayCover e combina teclas físicas com um ecrã em e-ink. O objetivo é funcionar como uma extensão do ecrã do tablet, sendo capaz, por exemplo, de oferecer atalhos úteis para os programas que se estão a usar no momento.

Na prática, isto significa que, se um utilizador estiver a usar o Photoshop com uma caneta, as principais ferramentas aparecerão no ecrã secundário para tornar o trabalho mais fácil. Mas também é possível usar o espaço para ter os ícones do menu Start. Outro exemplo é a possibilidade de receber emails enquanto se faz uma videochamada de Skype em ecrã inteiro. Além disso, também pode simplesmente servir para se tomarem notas, no caso de o tablet estar na vertical e do utilizador não querer mexer nele.

Tendo em conta que o DisplayCover recorre a e-ink para a sua resolução de 1280x305, o impacto na bateria deverá ser reduzido, avança o The Verge. Refira-se que, para já, o DisplayCase é apenas um protótipo, pelo que não deverá estar disponível aquando do lançamento do Surface Pro 4, previsto para outubro.

Importa salientar que há um português envolvido diretamente neste projeto. Chama-se António Gomes e, atualmente, faz parte do Microsoft Applied Sciences Group.

Pode saber mais detalhes sobre o DisplayCover no vídeo abaixo.