exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Smartphones Zenfone 2 e Galaxy S6 são os mais rápidos a carregar bateria

Um estudo mostrou que os mais recentes telemóveis da Asus e da Samsung são, respetivamente, os mais rápidos em cargas rápidas e em cargas totais.

  • 333

Paulo Matos

Tendo em conta que a relativamente reduzida autonomia dos smartphones de topo é uma das principais queixas dos utilizadores, o tempo de carregamento da bateria deve ser um fator a ter em conta quando se está a escolher um telemóvel novo. A Tom’s Guide realizou um estudo para analisar este parâmetro e concluiu que os melhores resultados ficaram a cargo do Asus Zenfone 2 e do Samsung Galaxy S6: o Zenfone 2 foi o mais rápido em cargas rápidas, conseguindo atingir 32% em 15 minutos; enquanto o Galaxy S6 foi o mais rápido no global, demorando 1 hora e 22 minutos para chegar aos 100%.

Contudo, importa fazer uma ressalva importante: o desempenho não depende apenas da tecnologia do smartphone, já que o tamanho da bateria também assume um papel fulcral. Assim, há que ter em conta que o Samsung S6 venceu o teste mas que possui uma bateria de 2550 mAh, que é mais pequena do que a de concorrentes como o Zenfone 2, o Nexus 6 da Google ou G4 da LG – que têm, no mínimo, 3000 mAh. Como salienta o Engadget, isto significa que quem tiver um S6 será o primeiro a tirá-lo da ficha mas que também será o primeiro a precisar de carregá-lo novamente.

Acima de tudo, este estudo serviu para mostrar a mais-valia do carregamento rápido. Por exemplo, o iPhone 6 e o OnePlus 2 demoraram mais 73 minutos do que os telemóveis com esta tecnologia a atingir a capacidade máxima.

  • 333