exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Sony anuncia três telemóveis da família Xperia Z5

Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, e ainda Z5 Premium: são três terminais com que a Sony pretende fechar o ano. Câmara de 23 MP, filmes 4K e leitor de impressões digitais compõem as novidades dos novos telemóveis.

  • 333

As notícias que chegaram a dar conta de que a Sony poderia estar de saída do segmento dos telemóveis podem ter sido manifestamente exageradas: hoje, ainda antes da abertura oficial da IFA, em Berlim, a marca nipónica deu a conhecer os terminais Xperia Z5, o Xperia Z5 Compact, e ainda o Z5 Premium .

A Sony garante no seu comunicado que é na dimensão que se encontra a principal diferença entre os modelos Xperia Z5 e o Xperia Z5 Compact (o primeiro tem um ecrã de 5,2 polegadas, enquanto o segundo tem um ecrã de 4,6 polegadas). De acordo com a Sony, os dois novos telemóveis estão equipados com uma câmara de 23 MP com sensor Exmor RS, que pode operar a velocidades de 0,03 segundos.

Estes dois Z5 têm ainda uma novidade adicional: são os primeiros dispositivos da marca a integrar um sensor de impressões para identificação do proprietário e acesso às respetivas máquinas, revela um comunicado da Sony. A companhia asiática recorda ainda que os dois telemóveis estão equipados para resistir à água e ao pó.

Para quem precise de uma máquina mais potente, a Sony propõe o Xperia Z5 Premium que se distingue pela possibilidade de captar filmes com resolução 4K e ainda reprodução de filmes na denominada ultra-alta resolução quando conectado a um televisor. Este terceiro modelo tem ainda um ecrã maior, com 5,5 polegadas.

Os três novos telemóveis estão equipados com processadores Snapdragon 810 octa-core de 64 bits, da Qualcomm, memória de 32 GB, e leitor de cartões de memória microSD.

Segundo o site AndroidCentral, os novos telemóveis da Sony correm sobre a versão 5.1 do Android.

Tudo leva a crer que os novos dispositivos deverão chegar ao mercado europeu antes do final do ano – mas o comunicado da Sony não revela detalhes quanto a datas de lançamento ou preços.

  • 333