exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Gear S2 chega a Portugal em novembro

Duas versões: uma para desportistas, outra mais clássica. O novo smartwatch da Samsung é o primeiro deste fabricante com ecrã circular. O dispositivo vai estar disponível em Portugal em novembro e é compatível com todos os terminais Android e com outros dispositivos.

  • 333

A Samsung acaba de apresentar na IFA o Gear S2, o seu mais recente smartwatch e o primeiro, deste fabricante com ecrã redondo. A circular UX – interface circular – em conjunto com a moldura rotativa do relógio permitem uma nova forma de interação. Será fácil, pelo menos na demonstração pareceu, fazer um zoom numa imagem ou mapa… rodando a moldura do relógio.

O botão home, de lado, pode ser programado para abrir as apps preferidas do utilizador. Os relógios são feitos de aço e há várias pulseiras disponíveis – aliás, pode usar-se qualquer pulseira existente para os relógios analógicos e a Samsung até fez uma parceria com um designer

O ecrã SuperAMOLED é de Gorilla Glass 3 o que deixa antecipar bastante resistência a riscos. Como seria de esperar é possível personalizar as watchfaces que correm por cima do sistema operativo Tizen. Aliás, O Gear S2 é quase agnóstico em termos de compatibilidade com diferentes sistemas operativos. A Samsung explicou que o dispositivo pode funcionar com qualquer dispositivo que utilize Android 4.4 ou mais avançado e que tenha 1,5 GB de memória.

A plataforma de pagamentos Samsung Pay é suportada por este novo dispositivo. O mesmo acontece com outras aplicações da Internet das Coisas como o controlo remoto das luzes e ar condicionado de casa. Foi possível ver, também, aquilo que a Samsung já tinha mostrado noutro evento, a interação com automóveis. Abrir o carro ou, por exemplo, ligar o ar condicionado antes de chegar ao carro.

3G, NCF, Bluetooth e Wi-Fi. Os Gear S2 têm toda esta conectividade disponível, mas a versão 3G só vai estar disponível em alguns mercados. Tal como nos telefones mais recentes da Samsung, há um modo de economia de energia que, por exemplo, faz com que o ecrã fique apenas a preto e branco.

Como seria de esperar, há monitorização de atividade física com os habituais alertas de que o utilizador está há demasiado tempo parado. A integração, já habitual, com o Nike+ runnning mantém-se também neste Gear S2.

Há várias parcerias estabelecidas pela Samsung. Por exemplo, vai ser possível pedir um Uber ou usar cupões em cafés e restaurantes.

  • 333