exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

É um droide BB-8 do Star Wars e... vai estar à venda nas lojas

A empresa de robótica Sphero vai criar um droide semelhante ao BB-8 visto na saga Star Wars. O pequeno robô deve chegar ao mercado em dezembro deste ano... a preços que rondam os 150 euros.

  • 333

O BB-8 ganhou um lugar no coração dos fãs assim que foi apresentado o trailer do sétimo capítulo de Guerra das Estrelas. A Sphero, especializada em robótica, aliou-se à Disney para criar réplicas para colocar no mercado.

A empresa já tinha um robô próprio em forma de esfera e o desafio para construir o BB-8 foi encontrar uma forma de integrar a cabeça. A Sphero usou ímanes para assegurar que a cabeça está fixa e fez um bom trabalho para a pintura parecer o mais realista possível.

Este modelo pode ser controlado por Bluetooth através de uma app para iPhone ou Android e tem um sistema para evitar colisões semelhante aos Roomba, explica o The Guardian.

O BB-8 tem uma autonomia de uma hora e demora três horas a ter a bateria completamente carregada, na docking station que o acompanha. Em termos de velocidade, pode atingir 8 km/h e andar a 30 metros do utilizador.

A app que completa o robô tem sons do filme e ainda projeta hologramas no chão, ao estilo de realidade aumentada, que podem ser vistos através da câmara do telemóvel. Se o utilizador gritar a popular fala do filme “It’s a trap” para o smartphone, o pequeno droide vai correr para fugir.

O robô deve chegar aos mercados em dezembro, com os preços a rondar as 129 libras, cerca de 150 euros.

  • 333