exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

IFA: As novidades que Alcatel OneTouch, Huawei e Panasonic estão a mostrar

Tapetes com altifalantes integrados, smartphones, smartwatches – todos os dias somos brindados com a apresentação de novos produtos naquela que é a maior feira de eletrónica de consumo do continente europeu.

  • 333

Paulo Matos

Alcatel OneTouch Go Play

Alcatel OneTouch Go Play

Alcatel OneTouch Go Watch

Alcatel OneTouch Go Watch

Alcatel OneTouch Xess

Alcatel OneTouch Xess

Alcatel OneTouch Xess

Alcatel OneTouch Xess

Panasonic CZ950

Panasonic CZ950

Huawei Mate S

Huawei Mate S

Huawei Watch

Huawei Watch

A Exame Informática tem estado a mostrar-lhe as principais novidades que os fabricantes estão a apresentar na IFA. E não têm sido poucas, com marcas como Acer, Intel, Lenovo, Samsung, Sony e Toshiba (PCs e armazenamento) a mostrar argumentos. Mas, numa feira desta dimensão, há sempre algo a acontecer.

Veja-se o caso da Alcatel OneTouch, que apresentou dois novos membros para a família Go: o Play, um smartphone com certificação IP 67, ou seja, à prova de água e de quedas até 1,5 metros, com câmaras de 8 e 5 MP; e o Watch, um relógio inteligente que possui igualmente certificação IP 67 e que pode ser emparelhado tanto com telemóveis Android como iOS.

Além disso, deu ainda a conhecer o tablet Xess de 17,3”, que tem chassis de metal e um mecanismo na traseira que lhe garante que pode ser usado em três ângulos diferentes: 30, 50 e 75 graus de inclinação.

Por sua vez, no stand de generosas dimensões da Panasonic, destaca-se a área que a marca dedicou a conceitos para o lar, em que a tecnologia está ao serviço das pessoas, apresentando uma espécie de casa do futuro. Aqui há lugar para, por exemplo, um tapete com altifalantes 6.1 integrados para a sala de estar e eletrodomésticos (como o fogão e o frigorífico) ligados à nuvem para fazer recomendações personalizadas de receitas e hábitos alimentares saudáveis.

A nível de produtos com entrada garantida no mercado de consumo, saliente-se o novo CZ950, um televisor 4K OLED de 65”, que chegará à Europa em outubro. Outros destaques da Panasonic são a Nubo, uma câmara de vigilância móvel que permite o controlo em locais sem conectividade Wi-Fi, e a nova GX8, uma câmara dotada de vídeo 4K.

Já a Huawei concentrou as novidades em dois produtos: um smartphone e um smartwatch. O Mate S é um smartphone de 5,5”, com 7,2 mm de espessura e um design que faz com que as arestas laterais se fiquem pelos 2,65 mm. A tampa traseira é arqueada e reflete a aposta que a Huawei faz na ergonomia com este terminal. Além disso, incorpora Fingerprint 2.0, em que o sensor de impressão digital pode ser utilizado para controlar a barra de notificações, pré-visualizar imagens e receber chamadas.

No que diz respeito ao smartwatch Huawei, tem Android Wear como sistema operativo (já pode ser emparelhado com iOS), sensor cardíaco, ecrã AMOLED totalmente circular e 42 mm de diâmetro, com resolução de 400x400 p em 286 ppi. Há uma gama de molduras em ouro, prata ou preto e uma variedade de diferentes faces de relógio para escolher. A seleção das braceletes inclui malha de aço inoxidável, ligações de aço inoxidável, ouro rosa, e elos de aço inoxidável banhado a preto, e pele castanha e preta. O preço é de €399.

  • 333