exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Pulseira inteligente permite medir o consumo energético de cada utilizador

Investigadores da Universidade de Washington criaram um protótipo de uma pulseira inteligente que deteta quais os aparelhos eletrónicos que se está a utilizar e avaliar a pegada ecológica de cada consumidor.

  • 333

A MagnifiSense consegue detetar as interações de cada utilizador com aparelhos eletrónicos ou veículos, identifica cada um destes dispositivos e calcula qual o consumo energético que aquela pessoa está a realizar. O coordenador do estudo, Edward Wang, explica que a pulseira consegue analisar os padrões eletromagnéticos emitidos por cada dispositivo e que é capaz de “ler” até doze equipamentos de cada vez. «Quando se liga uma batedeira, por exemplo, os moduladores alteram o perfil de energia do dispositivo e geram algo semelhante a um padrão vocal. Assim, cada equipamento “canta” de uma forma única», cita a Gizmag.

Os investigadores usaram sensores que estão disponíveis para qualquer pessoa e criaram um sistema para processamento de sinais e um algoritmo para fazer equivaler cada assinatura ao dispositivo. Sem qualquer calibração, o sistema identificou 12 equipamentos com precisão de 83%, mas com um ajuste rápido a precisão atinge os 94%. Durante os testes, em 24 horas em que um indivíduo usou o protótipo, a pulseira conseguiu identificar corretamente 25 num total de 29 interações.

O objetivo dos investigadores é alargar a quantidade de dispositivos que podem ser associados à pulseira, tornar o gadget mais pequeno e permitir que apenas atualizações de software sejam necessárias para aumentar a capacidade da MagnifiSense.