exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Wilson X, uma bola de basquete inteligente

  • 333

A tecnologia vai permitir mudar o desporto da forma como o conhecemos. No basquetebol, a Wilson apresentou a X, uma bola com sensores que permite acompanhar o desempenho em cada lançamento.

A aplicação para o smartphone vai produzindo relatos de cada lançamento, acompanhados de sons do público que apoiam ou vaiam o jogador. O software traz quatro modos de treino para lançamentos e consegue detetar se o cesto é conseguido ou não, noticia o Engadget, se vale dois ou três pontos. Como seria também de esperar, o utilizador pode depois partilhar as suas pontuações no Facebook ou enviar as suas estatísticas de lançamentos para o seu treinador.

Não há qualquer forma de carregar a bateria da bola e esta aguenta até 100 mil lançamentos, um média de 300 lançamentos por dia, todos os dias do ano. Nesta fase de lançamento, a bola pode ser emparelhada com um smartphone com iOS e espera-se que a versão para Android chegue durante o outono. A bola está disponível para encomendas com um preço recomendado de 199 dólares.

Veja o vídeo de apresentação.