exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

HP lança impressoras à prova de hackers

As novas impressoras empresariais da HP incluem funcionalidades para evitar que estas máquinas possam ser usadas como porta de entrada para os hackers

  • 333

As funcionalidades de acesso remoto das impressoras modernas abrem portas para visitantes indesejados. Ao fim de contas, uma impressora de rede moderna inclui processador, memória, sistema operativo e suporta vários standards de comunicação. São estas tecnologias que permitem, por exemplo, a impressão e a gestão remotas através da Internet.

As novas HP LaserJet Enterprise da série 500 trazem três novas funcionalidades desenvolvidas especificamente para evitar o ataque de hackers: SureStart (verifica a integridade do BIOS e, caso tenha sido alterado, carrega uma versão original deste software básico); Whitelisting (verifica o código que está a ser executado está assinado digitalmente pela HP como sendo de confiança); e deteção de instruções em tempo real (analisa anomalias durante operações complexas na memória ou firmware). Se necessário, a impressora é até capaz de reiniciar automaticamente para limpar os comandos maliciosos.

Em declarações à Exame Informática, Michael Smetana, o líder da área das impressoras empresariais da HP na Europa, garante que já foram registados acesso a dados sensíveis de empresas através das impressoras: «não posso dar nomes, mas já aconteceu em hospitais e em outras organizações», relembrando que «é comum que as impressoras tenham acesso a dados das empresas, como palavras-passe dos utilizadores e documentos importantes, que ficam armazenados nos discos das máquinas».

Muitas das novas funcionalidade de segurança vão poder ser implementadas em impressoras empresariais lançadas nos últimos anos através da atualização do firmware.

  • 333