exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Blackphone 2: o telemóvel que torna o Android menos indiscreto

Encriptação, privacidade e rápida eliminação de bugs. O Blackphone 2 começou a ser vendido com a promessa de proteger os dados pessoais através de ferramentas que permitem escolher que informação pode ser enviada para as diferentes apps.

  • 333

Hugo Séneca

A Silent Circle iniciou a venda da segunda versão do Blackphone, com a privacidade e a confidencialidade das comunicações por cenário. O novo telemóvel está à venda por 799 dólares (cerca de 715 euros) nos EUA. O site da companhia não adianta uma data para o lançamento do equipamento no resto do mundo – indica apenas que deverá ser «lançado em breve».

Além de permitir comunicações de voz e dados encriptadas, o Blackphone 2 contempla a eliminação de dados remota em 72 horas e, não menos importante, disponibiliza as ferramentas necessárias para definir que informação pode ser enviada para os diferentes fornecedores de serviços e apps.

Os utilizadores do Blackphone 2 podem escolher diferentes perfis de utilizador, que têm em conta se o utilizador é uma criança, tem propósitos profissionais ou usa o telemóvel para fins pessoais. A Silent Circle também garante a atualização para bugs num prazo máximo de 72 horas e disponibiliza ainda ferramentas de segurança para as conexões por Wi-Fi.

Em declarações reproduzidas pela BBC, David Puron, diretor de engenharia da Silent Circle, lembra que o novo Blackphone 2 pretende fazer a diferença face aos outros telemóveis da atualidade que apenas permitem tomar medidas extremas e não contemplam a personalização dos dados que podem ou não ser enviados para as diferentes apps.

A próxima versão do Android, conhecida como Marshmallow, deverá estrear ferramentas que dão a cada utilizador a capacidade para definir quais os serviçops conectados ao telemóvel que poderão vir a obter dados de um telemóvel ou de um tablet. «A indústria está a avançar na direção certa e está a incorporar ferramentas de autorização, que nós temos estado a desenvolver nos últimos 18 meses. É um bom sinal que estas tecnologias estejam a ser adotadas progressivamente», refere David Puron, desvalorizando a concorrência que o Blackphone 2 poderá vir a registar nos temos mais próximos.

No Tom’s Hardware é possível descobrir mais alguns dados descritivos do Blackphone 2: ecrã de 5,5 polegadas com resolução de 1080p, processador de oito núcleos da Qualcomm, 3GB de RAM, armazenamento de 32GB, e câmaras de 13MP (retaguarda) e 5 MP (à frente).

  • 333