exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Google mostra dois Chromecasts... e um deles é áudio

São dois novos dongles. Um dá inteligência a televisores; o outro a colunas de aparelhagens. A

  • 333

Se um dia alguém lhe perguntar se quer ligar o Chromecast a uma coluna de som, não estranhe. A Google acaba de anunciar uma nova versão do Chromecast que pode ser conectada a colunas de som através de cabos de 3,5 milímetros. A gigante de Mountainview descreve o Chromecast Audio como um dispositivo que devolve «inteligência» aos equipamentos mais antigos, ao fazer a ponte entre telemóveis ou tablets que descarregam a música da Web e as colunas de som de uma aparelhagem.

Ao ligar-se a telemóveis, tablets ou computadores por Wi-Fi, o Chromecast Audio evita que um toque de chamada do telemóvel acabe por interromper a sessão musical. A possibilidade de sincronização com colunas dispersas por várias divisões de uma casa e a conexão mais que um dispositivo estão entre as novas funcionalidades do Chromecast Audio.

Nos EUA, o Chromecast Audio vai estar à venda na Google Store por 35 dólares. A Google fez saber que este novo produto vai ser lançado numa primeira leva de 17 países. Desconhece-se se Portugal está incluído nesta lista.

A Google anunciou ainda uma segunda versão do Chromecast que, à semelhança da primeira versão, transforma qualquer televisor numa smartTV que corre Android, disponibiliza uma via para descarregar séries e vídeos na Internet, e permite usar o telemóvel comando de jogos.

Esta segunda versão também deverá ter um custo de 35 dólares.

Entre as novidades anunciadas pela Google, realce ainda para o facto de os novos Chromecast operarem com as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz. A Google aproveitou a ocasião para mostrar um gráfico onde mostra que os novos dongles chegam por vezes a ter o dobro de desempenho da concorrência no que toca à captação do sinal de Wi-Fi.

  • 333