exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Autoridades americanas testam helicóptero autónomo para combater incêndios

Estes K-Max são capazes de voar sozinhos e podem combater incêndios à noite e em zonas com muito fumo sem colocar a vida dos pilotos em risco.

  • 333

Paulo Matos

Os helicópteros K-Max da Lockheed Martin e Kaman são habitualmente utilizados para transportar carga no Afeganistão, mas agora estão a ser testados para outros fins. Esta semana, as empresas fizeram uma demonstração para as autoridades federais norte-americanas no Idaho, na qual colocaram um helicóptero autónomo a apagar um fogo, revela o Engadget.

Nesta demonstração, o K-Max tinha um piloto no interior, mas apenas como medida de precaução, pois o veículo é capaz de voar sozinho. O helicóptero voou durante uma hora e meia e completou sete tarefas distintas, entre as quais a recolha de água e o respetivo despejo numa série de alvos.

Entre as principais mais-valias deste K-Max está a capacidade de voar e combater incêndios à noite e em zonas de pouca visibilidade (por exemplo, com muito fumo), sem colocar a vida dos pilotos em perigo. O objetivo é vir a ter estes helicópteros a apagar fogos já no próximo Verão.

  • 333