exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Startup cria robot autónomo que faz entregas em casa

O robot autónomo elétrico criado pela Starship anda nos passeios, desvia-se das pessoas e atinge uma velocidade máxima de 6 quilómetros por hora.

  • 333

Paulo Matos

A Starship é uma startup criada em Londres por Ahti Heinla, fundador do Skype, que criou um robot elétrico autónomo capaz de carregar dois sacos de compras e entregá-los à porta dos clientes. Enquanto outras empresas, como a Amazon, estão a testar a utilização de drones para estas tarefas, este protótipo percorre os passeios como se fosse apenas mais um transeunte. O robot vem equipado com software para evitar embates e com navegação integrada para ser totalmente autónomo, embora haja sempre um humano a supervisar o percurso.

A ideia da empresa é que o cliente possa selecionar uma hora de entrega e o robot faça a entrega sozinho, sendo que o destinatário pode seguir o percurso através de uma app. De acordo com o The Next Web, só o cliente poderá desbloquear o robot de forma a aceder aos itens que comprou.

Esta solução pretende ser 10 a 15 vezes mais barata que as alternativas e ser mais ecológica, sendo capaz de atingir uma velocidade de 6 quilómetros por hora. A Starship pretende colocar em prática um projeto piloto no próximo ano em mercados selecionados, como o Reino Unido e os Estados Unidos.

Pode ver mais detalhes no vídeo abaixo.

  • 333