exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Huawei apresenta processador Kirin 950

A fabricante chinesa Huawei apresentou um processador para smartphones capaz de concorrer com os Qualcomm Snapdragon e que promete 40% mais velocidade e 60% menos consumo energético.

  • 333

A Huawei diz que os seus chips já estão presentes em mais de metade dos telefones 4G da China. Com o novo Kirin 950, a tendência parece ser para que a quota de mercado aumente. Este chip da Huawei traz quatro processadores ARM Cortex A72 capazes de operar a 2,53 GHz e quatro processadores Cortex A53 de baixo consumo a 1,8 GHz. Os novos componentes foram construídos segundo o método de fabrico de 16 nanómetros e trazem um chip gráfico Mali T880 e um modem LTE categoria 6, capaz de atingir 301,5 Mbps em download e 51 Mbps em upload.

Phil Dickinson, do Android Central, esteve presente na apresentação destes chips e explica que a Huawei usa tecnologia FinFET para reduzir o consumo energético. A fabricante afirma que estes processadores oferecem mais dez horas de utilização numa bateria de 3500 mAh, face aos modelos anteriores.

Do lado da concorrência, sabe-se que, desde dezembro do ano passado, o número de telemóveis com chips Qualcomm tem vindo a baixar.

  • 333