exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Samsung vai começar a construir chips para a AMD

A Samsung deverá juntar-se à GlobalFoundries na construção de chips que recorrem ao processo de fabrico de 14 nanómetros para a AMD.

  • 333

Paulo Matos

Os chips que a AMD utiliza atualmente na construção dos CPUs e GPUs (que depois são usados em PCs e consolas) são fabricados pela GlobalFoundries, uma empresa sedeada em Abu Dhabi que chegou a pertencer à própria AMD. Contudo, esta realidade vai alterar-se no próximo ano, pois a Samsung vai também começar a produzir chips de 14 nanómetros para a AMD.

Assim, de acordo com Electronic Times, tanto a Samsung como a GlobalFoundries vão fabricar chips para a GPU Greenland e CPU Zen da AMD.

Recorde-se que a AMD está atrás da Intel a nível de vendas de CPUs e da Nvidia no que se refere a GPUs, além de que iniciou um processo de despedimentos que conduzirá à extinção de 9700 postos de trabalho. Contudo, é a fornecedora dos chips usados na Playstation 4 da Sony e na Xbox One da Microsoft, o que a coloca numa posição privilegiada num segmento de mercado que, apesar de ser de nicho, é rentável. Por sua vez, a Samsung já fabrica chips para, por exemplo, a Apple e a Nvidia.

A parceria entre a AMD e a Samsung pode ser particularmente frutuosa para a empresa norte-americana a médio prazo, pois, como refere o Engadget, a Samsung pretende começar a disponibilizar os chips mais eficientes de 10 nanómetros ainda no próximo ano, enquanto os chips da Intel que recorrem a este tipo de processo de fabrico só deverão chegar ao mercado em 2017.