exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Phase One lança câmara de 100 megapíxeis

O sensor da Phase One XF 100MP inclui 100 milhões de píxeis. E esta não é a única novidade numa câmara criada para profissionais.

  • 333

Para os amadores, o termo "médio formato" pode não significar muito. Mas esta terminologia é bem conhecida dos fotógrafos profissionais. É um formato que apresenta uma área de exposição superior aos sensores conhecidos por 35 mm ou full frame. E como se sabe da física, quanto maior é a área de exposição, mais luz pode ser captada e maior será a dimensão da fotografia. Um sensor fisicamente maior também signfiica que há mais espaço para colocar píxeis.

E píxeis é o que não falta na nova Phase One XF 100M, cujo sensor CMOS foi desenvolvido em parceria com a Sony. Além do número recorde de píxeis reais, este sensor também é apresentado como o primeiro CMOS co capacidade de captar cor de 16 bits, o que permite registar um maior número de cores. Outra característica distintiva é a gama de sensibilidade ISO, que varia de 50 a 12800.

A Phase One ainda não anunciou preço para o mercado português, mas o valor deverá andar próximo dos 40 ou mesmo 50 mil euros.

  • 333