exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Hardware

Sony lança gira-discos que converte música para suporte digital

Em abril, a Sony deverá lançar no mercado o gira-discos PS-HX500. Custa cerca de 500 euros e tem como principal característica um conversor de música para um formato digital de elevada resolução.

  • 333

Hugo Séneca

O vinil não morreu; viva o vinil! E também o digital!… e se depender da Sony, também o PS-HX500 terá longa vida. É um gira-discos topo de gama, que tem como principal característica o facto de estar apto a converter músicas que estavam em vinil em faixas digitais, de elevada resolução.

De acordo com a Sony, o novo gira-discos é o primeiro do mercado mundial equipado com um conversor para o formato áudio DSD (Direct Stream Digital; o protocolo usado nos discos de Super Audio CD, que nunca chegaram a ganhar grande expressão no mercado) que é capaz de produzir réplicas em 5.6MHz/1bit ou 2.8MHz/1bit.

A Sony refere ainda que o novo gira-discos pode proceder à conversão para outros formatos digitais, que disponibilizam diferentes frequências de amostragem e taxas de bits.

Apesar de dar aos melómanos a possibilidade de “passarem” os repositórios para o computador ou para o telemóvel, o PS-HX500 não deixa de merecer uma apresentação típica dos tempos do mundo analógico: «Desde um braço de tom recém-desenvolvido até ao prato fundido e à própria base; cada componente foi cuidadosamente elaborado para proporcionar um excelente desempenho musical. O braço de tom reto, concebido com a agulha situada no eixo central do braço, assegura um excelente equilíbrio estéreo. O braço também dispõe de uma estrutura de cabeça redonda integrada, que minimiza a ressonância, para uma reprodução pura do som». O novo gira-discos está equipado com um dispositivo antideslizamento e um sistema de cueing integrados no braço. Dispõe ainda de um prato em alumínio fundido, um motor de duas velocidades, uma base acústica de 30 mm de alta densidade, um recém-criado tapete em borracha, de cinco milímetros.

O PS-HX500 deverá chegar às lojas da especialidade em abril com um preço que a Sony diz rondar os 500 euros.

  • 333